segunda-feira, 30 de agosto de 2010

ADOTAR É TUDO DE BOM! Passe essa idéia pra frente

TER OU NÃO UM ANIMAL

A presença de um animal preenche nossa vida cotidiana com alegrias e outros inúmeros benefícios. Pesquisas Científicas comprovam que quem tem um animal de estimação vive mais e melhor, sendo que eles simbolizam um dos poucos elos entre homem moderno e a natureza. Pessoas que têm animais são mais satisfeitas com a vida, menos propensas ao stress e expressam melhor seus sentimentos. Falam com seus animais quando estão deprimidos e confiam-lhes segredos. Conviver com os animais nos tornam mais humanos.

A companhia de cães e gatos é uma fonte de apoio emocional e social para pessoas de qualquer idade, com ou sem necessidades especiais, que moram sozinhas ou em família. Alguns programas de terapia assistida por animais oferecem métodos terapêuticos adicionais, fornecendo contato físico animal às pessoas portadoras de deficiência de isolamento social, casos onde os métodos tradicionais de tratamento não conseguiam progredir.

Em famílias com a presença de crianças, não há companhia melhor. Os animais de estimação se tornam seus amigos eternos, trazendo noções valiosas e fundamentais sobre a vida, o respeito e os sentimentos, alem de aumentar a independência e o senso de responsabilidade. Fornecem as primeiras noções de reprodução e morte às crianças, funcionam como ótimos “confidentes” e, quando estão dormindo transmitem paz para quem observa. Os animais também fazem qualquer pessoa sentir-se útil e importante, pois dependem dela para viver. Não é o bastante?

UMA VIDA NÃO TEM PREÇO! NAO COMPRE ANIMAIS, ADOTE!

Antes de tudo, adotar é um ato de amor! Não bastasse ser um gesto humanitário, a adoção traz felicidade. Não há sensação melhor no mundo que a de ver um bichinho abandonado desabrochar depois de ter sido adotado por alguém de bom coração. É impressionante ver como os animaizinhos se transformam, passando de tristes, desanimados e doentes a seres saudáveis, bonitos e travessos. Adotar também dá bom exemplo, incentivando os demais a verem o animal como um ser vivo que merece carinho e respeito, e não como um objeto descartável de consumo.



Os interessados em adotar animais podem visitar o Centro de Controle de Zoonoses de sua cidade, que dispõem de vários animais para adoção. Basta ser maior de idade, apresentar o RG e um comprovante de endereço. Quem estiver disposto a ajudar, e possuir recursos para isso, pode ainda recolher um animal das ruas, leva-lo ao veterinário para um exame completo, medica-lo e cuidar dele com carinho. Com certeza esse animal se tornará seu melhor amigo.

Além disso, adotar é também um ato de cidadania, pois cada animal adotado permite a retirada de mais um das ruas. Todos os anos, centenas de animais são jogados nas ruas, morrendo por doenças, atropelamento ou mesmo vítimas da maldade humana. Estima-se que em São Paulo, são exterminados cerca de 20 mil animais por ano.

A captura, a guarda e o extermínio de animais geram despesas aos cofres públicos, não resolvem o problema da superpopulação e alimentam um ciclo interminável de mortes. Cada filhote comprado um é executado na carrocinha, morre em abrigos ou é atropelado. O extermínio de animais nas carrocinhas, além de cruel e antiético, é crime previsto em Lei Federal.


Antes de se eleger presidente dos Estados Unidos, o então senador Barack Obama posou em 2005 com Baby, um cãozinho de três patas, em uma campanha de adoção de animais. Baby nasceu em uma “fábrica de filhotes”, onde se cria animais em gaiolas e de maneira desumana. Adotar está na moda!

ADULTO E VIRA LATA?

A fase de crescimento do animal costuma ser muito trabalhosa e requer uma reserva de paciência que às vezes as pessoas não possuem. Ao contrario do que muitos acreditam, o cão adulto aceita muito facilmente a mudança em sua vida e tem grandes vantagens. Um animal adulto adotado que vem de um abrigo ou é retirado das ruas demonstrara gratidão tornando-se um guarda como poucos, capaz de defender o seu novo lar e as pessoas que o acolheram, além de já terem o seu temperamento e tamanho definidos.

O animal vira-lata é um animal formidável, que nada fica a dever aos cães de raça pura. A mistura de raça favorece o fortalecimento desse tipo de animal, ao contrario daqueles de raça pura que muitas vezes carregam hereditariamente algumas características que os tornam sensíveis a determinados fatores ambientais ou genéticos como propensão a doença de pele, olhos e alergias.

Os vira-latas são em geral animais alegres e sociáveis. Os de pequeno porte são ótimos companheiros, e os de porte médio ou grande cumprem muito bem a tarefa de guardiões de casa.

ANTES DE ADOTAR...

Para não criar maiores problemas, antes de adotar tome algumas medidas: obtenha a concordância de todos os moradores da casa; verifique se há recursos financeiros necessários para manter o animal, afinal ele precisará de ração, medicamentos e idas ao veterinário; não dê animais de presente – não imponha um animal a quem não fez essa escolha por si; não adote uma determinada raça porque está na moda – pois a moda passa; se quer um filhote lembre-se: terá que ter paciência redobrada. E enfim, considere adotar um segundo animal. Bichos que têm companhia de outros animais são mais seguros e felizes e não se tornam tão dependentes dos humanos.

DEPOIS DE ADOTAR...

Providencie a esterilização do seu bichinho, evitando crias indesejadas e contribuindo para por fim ao ciclo de abandono de animais. Ao passear em vias públicas, recolha e jogue o cocô no lixo; gatos não precisam fazer passeios nas ruas – eles vivem muito bem dentro de casa. Banhe, escove e exercite o animal periodicamente e o leve regularmente ao veterinário. Zele pela saúde psicológica do animal, dê-lhe atenção, carinho, estímulos e ambiente adequado. Nunca abandone nenhum animal, pois ele sentirá frio, fome e sede, poderá ser atropelado, ficar ferido e doente. Tenha em mente que um animal de estimação vive em média 15 anos e ele dependerá inteiramente de você durante toda a vida.

ATO DE CIDADANIA

Praticar maus-tratos contra animais é crime previsto no art. 3º do Decreto Federal 24.645/34 e no Art. 32 da Lei Federal 9.605/98. Se você presenciar alguém abandonando ou mal-tratando um animal, deve denunciá-lo à polícia! Como os animais são tutelados pelo Estado, qualquer processo judicial decorrente da denuncia terá seus gastos inteiramente cobertos pelo poder público. Os direitos dos animais devem ser defendidos por lei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário